HAVIA UMA SOCIOLOGIA NO MEIO DO CAMINHO

Tomando como inspiração a poesia de Drummond, lembrada por meio das falas de alguns alunos que, antes de conhecerem a disciplina de sociologia, a consideravam como uma espécie de  poblema ou pedra no curriculo escolar, criamos o titulo deste espaço de celebração para socializar com todos uma pequena conquista. Conquista esta expressa pela mudança de pensamento de  nossos alunos em relação a sociologia, pela  transformação da pedra indesejada em uma lente necessária.

Dois momentos explicam os motivos dessa celebração: o primeiro consiste na recusa de alguns alunos em discutir e estudar os conteúdos da disciplina; o segundo, na mudança de comportamento expresso na participação efetiva destes nas aulas.

Acredito que alguns alunos perceberam que a disciplina pode ser utilizada como um instrumento critico para compreender a realidade.

São de pequenas conquistas que vivemos.

One thought on “HAVIA UMA SOCIOLOGIA NO MEIO DO CAMINHO

  1. Prezado Josemi,

    Na realidade, muitas são as pedras que nós, cientistas sociais, encontramos no meio do caminho quando o assunto é atuação profissional. Creio que o diferencial é exatamente este de identificar as pedras e estudar a melhor maneira de removê-las, ou pelo menos a força de seu impacto negativo para a nossa prática.

    São as pequenas conquistas diárias que nos fazem crescer para que, em diálogo com os alunos, seja possível desmistificar visões acerca da disciplina sociologia e do seu objetivo. Que, diga-se de passagem, é um objetivo para a vida, pois possibilita aos alunos lançar um novo olhar sobre o cotidiano, as instituições e discursos sociais em que estão inseridos e foram socializados. Além de permitir que eles se refaçam enquanto sujeitos humanos.

    Parabéns pela conquista alcançada. De gotinha em gotinha é possível furar pedras, como diz o ditado. Basta trabalhar em prol de um melhor ensino e relação com os alunos no contexto da disciplina.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s