Ciências naturais e Sociologia

A Física, a Química, a Matemática e a Biologia, são disciplinas do campo das ciências naturais do Ensino Médio que fazem uso de esquemas interpretativos, bem como de formulas e tabelas para analisar, calcular e compreender diferentes tipos de fenômenos. Estas disciplinas em muito tem sido reconhecidas como “ciências autenticas” por grupos de estudiosos, que identificam em seus métodos e categorias elementos que possibilitam compreender o mundo. Para alguns, o mesmo não ocorre quando pensamos em outras ciências, como a sociologia e a filosofia, ambas imprescindíveis para a compreensão do mundo, da vida social e para a reflexão sobre o papel das próprias ciências naturais.

Para exemplificar a importância das Ciências Humanas, Galileu Galilei (15641642), nos parece ser um dos melhores exemplos de cientista que tanto atuou  no campo das ciências naturais, quanto nas humanas. Galilei, foi físico, matemático, astrônomo e filósofo. Ele teve um papel preponderante na chamada revolução científica. —  Suas descobertas, reflexões e intervenções,  tanto influenciaram as ciências tidas como exatas, quanto possibilitaram o desenvolvimento das  sociais, pois o mundo social estava mudando, e a ciência era reflexo e motor dessa mudança.

Nesse contexto, apresentamos a importância da jovem sociologia. Importância esta revelada na ação de tentar compreender o ser humano, a sociedade e todos os acontecimentos sociais, incluindo as descobertas cientificas, criação do Estado, de tecnologias de controle social e de emancipação. Apresentamos a sociologia, como uma ciência reveladora, problematizadora e um instrumento cientifico-critico.

Nos presentamos como representantes das ciências sociais, em especial da sociologia, como um campo de conhecimento cujo objeto de estudo é a própria sociedade, local onde todas as outras ciências são produzidas e aplicadas.

As ciências podem e devem ser consideradas como produções culturais humanas, e por isso, produções de uma determinada sociedade. Todas essas ciências se encontram, direta ou indiretamente, na própria existência humana, estando unidas pelo elemento humano que as tornam sociais.

É esse um dos nossos principais desafios frente a sociologia, fazer com que nossos alunos compreendam  que a sociologia é uma ciência tão importante quanto as demais, utilizem suas metodologias e conceitos como instrumentos para analisar  nosso objeto de estudo – a sociedade; descobrir e construir novos conhecimentos sobre a sociedade, e porque não, sobre nós mesmos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s